Mulher: saiba como impulsionar sua carreira

Mulheres no mercado de trabalho é um tema que está em alta. Organizações focadas em acompanhar a evolução do mundo tem pautado a valorização da mulher dentro dos seus negócios, compreendendo que pessoas podem agregar valor, independente de gênero, opção sexual, religião, raça, etc. Mais do que isso, as empresas modernas e futuristas têm usado a diversidade com inteligência, transformando as diferenças em ações criativas e potencialmente rentáveis.
Habilidades naturais das mulheres, como facilidade de comunicação, negociação de conflitos e perfil multitarefas são características cada vez mais valorizadas pelas organizações. No entanto, essas competências por si só não são garantia de uma carreira de sucesso, elas devem estar alinhadas a outras atitudes importantes para que você faça a diferença para a empresa.

Saiba como impulsionar sua carreira:

  1. Conecte-se com os objetivos estratégicos da empresa: seus pedidos, ações e sugestões precisam vir ao encontro desses objetivos.
    Como aplicar na prática: suponha que a empresa está com uma campanha de redução de custos. Sabendo disso, proponha realizar uma atividade internamente ao invés de gastar com fornecedor externo.
  2. Assuma uma postura positiva: quando nos colocamos como “vítimas” do nosso cenário, podemos parecer inseguros e negativos. A postura positiva impulsiona a carreira, pois todos querem ter por perto pessoas positivas.
    Como aplicar na prática: você trabalha 44 horas semanais tem 2 filhos, é casada, faz atividade física 3 vezes por semana, faz o jantar para a família todos os dias e ainda visita seus pais semanalmente. Sua vida é bastante agitada e você dá conta de todas as atividades. A forma de colocar isso no ambiente de trabalho pode fazer toda a diferença, perceba:
    Nossa, vou assumir mais atividades, você passa isso para mim porque não sabe como é minha vida. Tenho dois filhos que me roubam toda a energia.
    Oba! Mais atividades! Sou uma pessoa com bastante energia e acredito que darei conta. Se precisar de suporte, eu aviso.
  3. Tenha sempre uma receptividade positiva: mesmo atividades inviáveis de serem realizadas podem ser bem recebidas. A negação de realização de uma atividade no mundo corporativo deve ser construída com cuidado para ser bem vista.
    Como aplicar na prática: você já está com seu tempo todo tomado no trabalho, mas seu chefe solicitou a inclusão de uma nova atividade. Nossa tendência, nesse caso é falar: “não vai dar, só se contratar mais uma pessoa”.

Receber bem uma demanda, não significa aceita-la. Experimente uma forma diferente, como por exemplo: “Entendi a necessidade e acho que posso contribuir, a única coisa que precisamos ver é como ficarão os outros prazos e quais as prioridades das minhas atividades.” Geralmente funciona.

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Uma Resposta

  1. Mariana, super interessante suas dicas, principalmente quando cita a questão da vitimização. Pode ser uma tendência feminina em função dos variados papéis que representamos vitimizar-se ao se deparar com tantas tarefas. Literalmente é um tiro no pé! Pode ser um de nossos segredos saber administrar com maestria várias atividades ao mesmo tempo! Obrigada pelas dicas, um abraço!

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