O que preciso saber para abrir o meu negócio?

Alguns conceitos básicos precisam ser conhecidos pelo empreendedor ou por aquele que tem a intenção de abrir um negócio. O empreendedor precisa ser generalista e conhecer o básico de todas as áreas para poder tomar decisões assertivas no dia a dia.

Para começar, os conceitos abaixo são fundamentais:

  • Contrato social

O contrato social é a “certidão de nascimento” da empresa. Para a formação de uma empresa, é necessário cadastrá-la no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas junto à Junta Comercial e é essa instituição que irá gerar o número de registro dessa empresa, denominado CNPJ.

  • Objeto do contrato social

O objeto do contrato social é o resumo das atividades que a empresa pode realizar. São os objetos apontados no contrato social que indicam a que aquela empresa está apta. Existe uma classificação nacional de atividades econômicas, denominada CNAE, que é uma padronização das atividades existentes no Brasil. A indicação do CNAE é solicitada em diversos momentos da rotina da empresa, como, na emissão de notas fiscais, por exemplo. Uma empresa pode indicar em seu contrato social uma atividade principal e diversas secundárias.

  • Enquadramento tributário

O enquadramento tributário da empresa é o regime de tributação escolhido para determinada Pessoa Jurídica atuar. O porte da empresa (expectativa de faturamento) é o primeiro ponto a ser avaliado para a escolha do enquadramento, já que, no Brasil, o empreendedor tem opções que beneficiam as empresas de pequeno porte.

  • Certificado digital

É uma assinatura eletrônica intermediada por um componente eletrônico. É necessário adquirir o certificado digital em uma empresa homologada. Algumas operações eletrônicas básicas como, emissão de notas fiscais, envio de arquivos legais, entre outros, exigem que a empresa tenha um certificado digital para realizá-las.

É importante o empreendedor saber que podem existir obrigações mensais e anuais a serem realizadas com as entidades do governo. Para as empresas com enquadramento no Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, indica-se o acompanhamento de um contabilista (interno ou terceirizado).

No segundo vídeo da minha série “Passo a passo para abrir o seu negócio”, explico esses e outros conceitos importantes para a abertura de uma empresa. Confira: 

https://www.youtube.com/watch?v=-lCUEyNln3c

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Chat via WhatsApp