Escolher um sócio não é tarefa fácil. Confira algumas dicas que podem lhe ajudar!

Antes de escolher um sócio, se pergunte: eu preciso de um?

A união de pessoas ao redor de um empreendimento precisa sempre buscar o seu favorecimento, ou seja, atender as necessidades desse negócio.

A relação de sociedade, portanto, não pode ser meramente por afinidade. Precisa ter complementariedade. Precisa fazer sentido as pessoas estarem ali, seja porque compartilham um sonho realizado naquele empreendimento, seja porque um tem tempo e o outro dinheiro, seja porque um conhece de uma coisa e o outro de outra coisa, entre tantas outras possibilidades.

Relacionei algumas dicas que podem lhe ajudar na escolha de um sócio:

  • Conheça quais são suas deficiências: trazer uma pessoa com as mesmas habilidades e conhecimentos que os seus e com a mesma possibilidade de aporte de recursos, pode agregar pouco além do que você agrega. Observe quais são as lacunas que precisam ser preenchidas e procure sócios que as preencha;
  • Observe os padrões de comportamento: as pessoas costumam assumir alguns padrões de comportamento em suas vidas, com tendências a repeti-los nas relações. Por exemplo, se você conhece alguém que sempre reclama de trabalhar, que sempre se sente injustiçado nas relações, existe indícios disso se repetir no seu negócio. Observe os comportamentos do seu candidato a sócio e escolha se quer lidar com os padrões de comportamento que ele apresenta.
  • A sociedade não é um contrato eterno: a sociedade deve permanecer enquanto está sendo boa para os sócios e para o negócio. A partir do momento em que passa a ser ruim para alguma das partes, ela não precisa continuar como se houvesse um compromisso vitalício. Nestes casos, o importante é a conversa franca, evitando que o desgaste entre os sócios prejudique o negócio.

Quer saber mais sobre este tema? Assista ao terceiro capítulo da minha série “Passo a passo para abrir o seu negócio”: https://www.youtube.com/watch?v=cyJJTk3O-so

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Chat via WhatsApp