Você está preparado para tomar decisões?

Conheça 3 pontos que podem te ajudar nesses momentos

A todo o momento somos levados a tomar decisões. No ambiente de trabalho, isso ocorre com bastante frequência. Em especial, quando somos responsáveis pela gestão de pessoas ou processos.

Desenvolvemos naturalmente um fluxo mental para fazer escolhas que nos permitem decidir. Porém, construímos esse fluxo desde a infância com base em escolhas pessoais. E ele nem sempre é funcional no ambiente profissional.

Algumas atitudes podem nos ajudar a ajustar o curso dos nossos pensamentos no ambiente de trabalho, contribuindo para a tomada de decisão com mais tranquilidade e segurança.

Abaixo, relaciono 3 pontos importantes que irão lhe ajudar nesses momentos:

  • Conheça suas missões: quando você é contratado, existe uma missão que você precisa cumprir. Mesmo que ela não seja demostrada claramente, procure mapear seus encargos e se certificar de que você os mapeou corretamente. Suas decisões devem sempre contribuir para o cumprimento dessa missão.
  • Separe suas emoções: as emoções estão presentes sempre. Procure identificar se suas reações emocionais estão interferindo na sua decisão. Nem sempre essas manifestações são claras para você. Quando estiver com algum desconforto em relação à decisão, procure falar sobre isso com pessoas neutras. Isso pode lhe ajudar a identificar se existem elementos que remetem à sua história de vida e que, de alguma forma, trazem desconforto. Reconhecer essas interferências contribuem para que a decisão seja mais racional.
  • Saia da rotina: as questões do dia a dia podem lhe afogar. É comum que a carga de trabalho diária prejudique o processo de decisão. Pequenos momentos do dia que permitam que você relaxe ou se afaste das situações problema ampliam o olhar, contribuindo para o processo de decisão.

 

Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário abaixo!

Sugira outros temas para o Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Chat via WhatsApp