Sobre

Um pouco sobre mim…

Em 2003 concluí o curso de Psicologia. Certa vez, participando de uma mesa de debate, uma colega Psicóloga comentou que a formação em Psicologia nos fornece um “óculos” que nos permite um novo olhar para as pessoas. Gosto desse conceito e acrescento que essa lente é muito especial. A Psicologia refina nossa capacidade de ouvir… que na minha opinião é uma das questões mais importantes para o sucesso.

Logo que me formei (2003), abri minha primeira empresa, na área de Recursos Humanos, com 21 anos. Geralmente fazer escolhas exige abdicar de outras coisas, porém, com 21 anos, a escolha em abrir um negócio tem muitos poucos riscos… não precisei abrir mão de uma bela carreira ou pensar como sustentaria minha família se o negócio desse errado… então, diria que a escolha foi fácil.

Sempre muito curiosa e com muita energia, consegui construir uma empresa sólida e gradativamente fazer o negócio crescer. Se fosse para me traduzir nessa primeira etapa como empreendedora em uma palavra eu diria que era ENGAJADA. Engajamento esse que acredito que temos que ter em tudo que fazemos.

Em 2008 novas oportunidades de negócios surgiram, em outros segmentos, e recebi convites para administrar empresas ou ingressar em outras sociedades. Desde então, tenho tido o imenso prazer de participar de diversos negócios. Obviamente alguns tiveram sucessos (em que ganhei muito dinheiro) e outros insucessos (em que ganhei muita experiência).

Precisei me capacitar por diversas vezes em áreas desconhecidas, enriquecendo meu campo do conhecimento e sempre estive próxima da área acadêmica, compartilhando o conhecimento por meio da docência. Creio que as pessoas são formadas pelo que vivem e se fosse resumir minha formação como empreendedora, diria que sou formada pelas experiências que a vida me presenteou.

– Mariana Bacellar